Benefícios da atividade física no combate a doenças

Saúde

Praticar atividades física é essencial para a saúde física e emocional, além de dificultar a contaminação de doenças causadas por vírus, como o coronavírus.

Os benefícios da atividade física são muitos, sendo que o principal deles está na possibilidade de prevenir que o indivíduo desenvolva uma série de doenças.

Diferentemente do que se imagina, não é preciso ser um atleta para fugir do sedentarismo. Pelo contrário, de acordo com a OMS, para ser considerado um indivíduo fisicamente ativo, é preciso praticar somente 150 minutos de exercícios semanalmente.

As atividades físicas aliadas a hábitos saudáveis, como o de manter uma boa alimentação, podem evitar muitas doenças, dentre elas a obesidade, a segunda causa de morte evitável no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pulmão – que leva muitas pessoas ao óbito desnecessariamente.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, a obesidade aumenta em até 50% o risco de morte de infectados pela Covid-19.

Além da obesidade, as atividades físicas podem ajudar a controlar o diabetes, o nível de pressão arterial, o colesterol e ajuda na prevenção da osteoporose, mantendo os ossos ativos e saudáveis.

Estas comorbidades, aliadas ao sedentarismo e consumo alimentar nada saudável, podem ser a porta de entrada para outras doenças e ser fatais.

Conheça mais benefícios de praticar atividades físicas regularmente:

  • Melhora a circulação sanguínea
  • Diminui o risco de doenças cardíacas
  • Controla o diabetes
  • Ajuda a controlar e diminuir o peso
  • Reduz e controla a pressão arterial
  • Mantém ossos, articulações e músculos saudáveis

Há todos estes benefícios para a saúde corporal, mas não podemos nos esquecer da saúde mental. Praticar atividades físicas também ajuda o cérebro a relaxar, aliviar os picos de estresse no trabalho e em casa, sem contar que diminui e controla a ansiedade e ajuda no combate a depressão.

A pandemia causada pelo novo coronavírus, a quarentena, insegurança e aumento no desemprego, levou muitas pessoas a desenvolverem problemas emocionais. Praticar atividades físicas, mesmo na pandemia pode ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade.

Outro grande benefício para a saúde é que praticar atividades físicas moderadamente melhora o sistema imunológico, que por sua vez, evita que microrganismos externos, como os vírus de gripes e do próprio coronavírus de invadir o corpo, evitando o contágio da doença.

Mesmo em caso de pessoas infectadas por algum tipo de vírus, o corpo está preparado para combatê-los, ou seja, aumentam as chances de enfrentar as doenças sem muitas complicações.

Estamos vivendo uma pandemia causado pelo novo coronavírus, esta doença aliada a outras comorbidades, sedentarismo e baixa resistência, pode ser fatal. Porém, pessoas que praticam atividades físicas tem mais resistência para enfrentar a doença.

Uma pesquisa apontou que o número de internações por Covid-19 é 34% menor entre pessoas que praticam atividade física. O estudo é da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O questionário, que foi realizado pela internet, ouviu 938 brasileiros que foram infectados pelo novo coronavírus entre os meses de junho e agosto. O grupo que já praticava pelo menos 75 minutos de atividade física por semana é o que menos teve que ir aos hospitais para enfrentar a doença.

É seguro praticar atividades físicas na pandemia?

Infelizmente esta é uma doença invisível, não podemos vê-la para combatê-la, porém, há medidas que ajudam a evitar a proliferação em ambientes como as academias.

Na academia Go Fitness, estamos tomando todos os cuidados para evitar a transmissão da doença no espaço.

Sabemos sobre a importância da prática de atividades físicas no combate do vírus e, por isso, mantemos o espaço seguro para nossos alunos.

O que fazemos:

  • Todos devem utilizar máscara dentro do espaço;
  • Assim que entram devem higienizar as mãos com álcool em gel;
  • Cada aluno tem sua toalha descartável, logo, após as atividades são eliminadas;
  • Cada aluno deve levar sua própria garrafa de água;
  • Distanciamento entre todos os alunos e profissionais;
  • Higienização completa diariamente;

Portanto, mesmo com a covid-19 causando muito medo, é preciso continuar ou iniciar a prática de atividades físicas, uma maneira simples e prazerosa de evitar danos maiores casados pela doença, além de evitar outras patologias causadas pelo sedentarismo e estilo de vida.

Respeitar as regras de higienização é essencial da Go Fitness, entre em contato conosco, venha conhecer nosso espaço e planos para você cuidar de sua saúde e fortalecer o seu sistema imunológico!

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.